
À minha beira
Data
As fotografias e relatos orais que compõem esta exposição surgem do desejo de retratar as pessoas que aqui vivem sob uma luz muito diferente daquela normalmente projetada pelo preconceito e pela intolerância. Isto significa, ver as pessoas pelo que são:
seres humanos que, na sua singularidade, transcendem o estereotipo de pessoa em situação de sem-abrigo.
Como nos vemos? Como vemos os outros? Como somos vistos? Como queremos ser vistos?
Nesta tentativa de fazer ver, assomam imagens nítidas de beleza, de convivio, da rua, de bichos e plantas, que os residentes dos Albergues do Porto foram captando ao longo de várias sessões fotográficas. Revela-se um mundo, momentos e gestos que, longe de existirem à margem, são uma amostra da experiência coletiva da humanidade.
Mas apesar de haver muito mais que nos une do que nos separa, persiste, ao mesmo tempo, a discriminação, aqui contada na primeira pessoa. Perante a atitude que evita e exclui, pergunta-se: quem quer estar à minha beira?
Organização e curadoria: Albergues do Porto
Autores: Abel de Matos, Alexandre Teixeira, António Martins, Bruno Ribeiro, Cássia Machado, Fátima Leite, Fernando Giesta, José Neto, José Oliveira, Liliana Novo, Márcia Fernandes, Mário Rodrigues, Miguel Carvalho, Sérgio Ribeiro, Uxía Hermida
Workshop de fotografia e recolha de histórias: Equipa técnica
Histórias de vida
Eduardo Abreu
José Fernando Ribeiro
Fernando Maia
José Rui Cabral
Gustavo Pereira
Maria Isabel
Joaquim Lopes
Sílvio Paulo












