
Histórias (in)visíveis
Data
A exposição “Histórias (in)Visíveis”, construída a partir da história de vida de residentes dos Albergues do Porto em colaboração com o Museu da Pessoa - Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, tem como objetivo contribuir para a desconstrução da imagem que grande parte da sociedade tem sobre as pessoas em situação de sem abrigo, mostrando que a condição em que se encontram não as define.
É recorrente a ideia de que os nossos residentes, por partilharem a mesma situação, são um tipo de unidade marginal, pelo que dando voz às suas histórias visamos mostrar que cada um tem a sua individualidade, a sua identidade, as suas memórias como pessoas únicas, em relação com a comunidade e com o contexto que as envolve, mas que também as esconde.
Aquando em situação de sem-abrigo, muitas pessoas são acolhidas pelos Albergues do Porto e enchem a nossa casa de memórias. São estas oito histórias – do Eduardo, do Fernando, do Gustavo, do Joaquim, do Rui, do José Fernando, da Isabel e do Sílvio - que partilhamos, mas poderiam ser também as histórias de cada um e de cada uma de nós. São mães, filhos, maridos, netos, são professores, futebolistas, cozinheiros, projecionistas, são pessoas com alegrias, sofrimentos, que fizeram boas e más escolhas, como cada um que transita pelas ruas.
Com a diferença de muitas fazerem delas a sua casa. Tal como o Museu da Pessoa, acreditamos que “contar, escutar, conhecer e preservar histórias de vida pode mudar a maneira de ver o mundo”. As memórias, rostos e vozes são a essência deste projeto. Máscaras de gesso foram elaboradas em colaboração com os próprios residentes, dando rostos às vidas que foram recolhidas em entrevistas, transformadas em contos e partilhadas em vídeo.
Cada passo desenvolvido pretende devolver aos nossos residentes o sentimento de pertença a algo maior e revelar à comunidade que está incompleta sem todas as pessoas, independentemente da cultura que partilhamos, das tradições que vivemos e das histórias que contamos. Faz notar que os Albergues do Porto são mais do que um abrigo, são também lugar de memória(s), de encontro e de diálogo com o passado e a cidade. São um lugar de visibilidade!
Enquadrada na Iniciativa Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social, promovida pela EAPN Portugal, a exposição “Histórias (in)Visíveis” espera ajudar a sociedade a compreender melhor o fenómeno da pobreza e da exclusão social e a mobilizar-se para a sua erradicação.
Histórias de vida
Eduardo Abreu
José Fernando Ribeiro
Fernando Maia
José Rui Cabral
Gustavo Pereira
Maria Isabel
Joaquim Lopes
Sílvio Paulo












