
Marcas de Liberdade
Data
Independente de posições pessoais, a política é um dever de todos, porque a todos afeta, sendo consequência da vida em sociedade e que, hoje, se compreende híper ampliada pela capacidade de comunicação de pessoas, produtos, ideias e ideais.
Ao 25 de Abril de 1974 apensa-se a palavra revolução. Se viver é em si uma revolução, será esse viver em conjunto e as revoluções que se concertam em coletivo que suportam o direito fundamental da Liberdade e da necessidade das suas múltiplas expressões na vida de cada um.
Nesse sentido, o mote “marcas de liberdade” e a canção “Liberdade” do cantor Sérgio Godinho surgem como fio condutor para a produção coletiva deste projeto, abrindo espaço de análise e reflexão sobre o papel da mesma para cada indivíduo, para a sociedade e para as artes. Cada participante foi convidado a dar forma a uma placa de barro que expressasse o que é para si a Liberdade. A composição colaborativa deseja “a Paz, o Pão, Habitação, Saúde, Educação”.
A exposição conta com a coordenação artística e curadoria de Rui Ferro e Marta Lima, os artistas dinamizadores do Projeto de Inclusão das Artes Plásticas, uma iniciativa da Liga Para a Inclusão Social, levada a cabo no âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. Enquadra-se ainda no Projeto «Cuidar: de mim, de ti, de nós», promovido pelos Albergues do Porto, com o apoio da União de Freguesias do Centro Histórico através do Orçamento Colaborativo.
Promotor: ALBERG'ART - Albergues do Porto
Curadoria: Rui Ferro | Marta Lima
Produção: Albergues do Porto
Design gráfico & vídeo: Joana Carreira
Participantes:
Associação dos Albergues Noturnos do Porto
Associação Ser Mais Pessoa - Amplifica
Abrigo do Porto - AMI - Assistência Médica Internacional
Comunidade de Inserção da ADICE - Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde
Unidade de Deficiência de Alfena (UDA)
Esta exposição resulta do trabalho desenvolvido pelo Projeto de Inclusão de Artes Plásticas da Liga para a Inclusão Social e está integrada no Projeto "Cuidar: de mim, de ti, de nós", financiado pela União de Freguesias do Centro Histórico no âmbito do Orçamento Colaborativo.
Histórias de vida
Eduardo Abreu
José Fernando Ribeiro
Fernando Maia
José Rui Cabral
Gustavo Pereira
Maria Isabel
Joaquim Lopes
Sílvio Paulo












