
TERMOS DE REFERÊNCIA
Objetivos:
A Associação dos Albergues Nocturnos do Porto (Albergues do Porto) procura um/a Monitor/a de Atividades Ocupacionais para os seus Centros de Alojamento Temporário no Porto – Cedofeita e Campanhã, que acolhem Pessoas em Situação de Sem Abrigo.
Responsabilidades:
Planeamento e dinamização de atividades ocupacionais e recreativas de acordo com os planos individuais de desenvolvimento dos utentes;
Acompanhamento dos utentes nas atividades diárias (alimentação, higiene, medicação, entradas e saídas da instituição, acompanhamento em atividades de exterior…);
Elaboração e implementação de programas em áreas temáticas de acordo com perfis dos utentes;
Seleção de estratégias e métodos essencialmente demonstrativos a utilizar de acordo com um plano de integração dos utentes;
Participação ativa em projetos implementados pelos Albergues do Porto e nos processos individuais de avaliação dos utentes.
Requisitos:
Qualificação preferencial ao nível da licenciatura em áreas das ciências sociais;
Experiência na dinamização de grupos e de atividades recreativas, ocupacionais, desportivas e/ou culturais;
Experiência de trabalho ou voluntariado com Pessoas em Situação de Sem Abrigo (preferencial);
Pessoa dinâmica com sensibilidade para a população com maior vulnerabilidade social;
Capacidade de trabalho em equipa, de mediação de conflitos e bom relacionamento interpessoal;
Boa capacidade de adaptação, empatia e resiliência;
Competências de autonomia, iniciativa, planeamento e de gestão de tempo;
Capacidade de compromisso, resolução de problemas e criatividade;
Bons conhecimentos de Informática na ótica do utilizador: Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint) e Internet.
Condições:
Contrato de trabalho termo incerto (substituição trabalhador);
Trabalho a tempo integral com 35h/semana;
Horário rotativo das 08h às 16h e das 16h às 24h com folgas rotativas;
Remuneração base: 870€/mês;
Subsídio de alimentação e subsídio de turno;
Depende hierárquica e funcionalmente da Direção Técnica;
Admissão imediata.
Processo de Seleção:
As candidaturas, incluindo Curriculum Vitae, carta de motivação e duas referências, deverão ser enviadas ao cuidado de Rui Ferreira para rui.ferreira@alberguesdoporto.org, até ao próximo dia 05 de março de 2025, com a referência no assunto AP_MonitorCAO.
Sobre os Albergues do Porto:
A Associação dos Albergues Nocturnos do Porto (Albergues do Porto), fundada a 01 de dezembro de 1881, por iniciativa do Rei de Portugal, D. Luís I, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de comprovada Utilidade Pública, que funciona ininterruptamente durante todo o ano.
Mantendo-se fiel aos desígnios que presidiram à sua constituição, a Associação tem como finalidade principal prover, de todos os cuidados necessários, a qualquer pessoa carenciada que o solicite independentemente do sexo a que pertença, do país de origem e da religião que professe, por forma a contribuir para que quem acorre à Instituição, perdido, abandonado, doente, em auto destruição, excluído, possa prosseguir o caminho natural do ser humano: se realize e seja parte do todo que é a sociedade.
Para cumprir com a sua Missão, os Albergues do Porto desenvolvem as respostas sociais Centro de Alojamento Temporário (CAT) e o Plano de Emergência Alimentar dinamizadas ao abrigo dos Acordos e Protocolos de Cooperação contratualizados entre os Albergues do Porto e o Instituto da Segurança social, IP (ISS, IP) com vista a contribuir para a melhoria das condições de vida e para a capacitação, autonomização e integração social das pessoas mais carenciadas da nossa sociedade, designadamente, as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.
Commenti