Albergues do Porto inicia em janeiro de 2025 projeto para alojar até 12 pessoas
- julianalobato
- 10 de set.
- 1 min de leitura

Notícia de Porto Canal.
O primeiro projeto de Housing first no Porto arranca em janeiro de 2025 e procurará dar casa a até 12 pessoas em situação de sem-abrigo, refere um dossiê da Albergues do Porto a que a Lusa teve esta segunda-feira acesso.
Denominado Porto de Partida – Rumo à Inclusão com Housing First, o projeto-piloto terá uma duração de dois anos e procurará dar resposta ao facto de nos últimos cinco anos o número de pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal ter aumentado 78% e, nos últimos quatro anos, os pedidos de alojamento à Albergues do Porto terem triplicado, assinala a associação.
Segundo o projeto, em janeiro será feita a sinalização dos beneficiários em colaboração com o Núcleo de Planeamento e Intervenção para pessoas em situação de Sem-Abrigo (NPISA), devendo as primeiras três casas ser ocupadas em abril, outras três em julho e as últimas quatro em janeiro de 2026.
A associação aponta a que entre os 70% e 80% das pessoas que ocuparão as casas dispersas pela Área Metropolitana do Porto não voltem à rua.
Leia a notícia na integra: Albergues do Porto inicia em janeiro de 2025 projeto para alojar até 12 pessoas
Comentários